Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Turminha do MPF participa da Bienal do Livro

    Stand também distribui livros jurídicos para adultos

    Nos dias 1º a 11 de setembro, acontece a XV Bienal do Livro, no Rio de Janeiro. E sabe quem vai estar lá? A Turminha do MPF. Alex, Bóris, Munani, Maressa, Rafinha, Professor Ari, Vó Zita, Sol, Malu e Rod vão participar desse grande evento literário e encontrar com aproximadamente 30 mil alunos das escolas públicas do estado. O estande da Turminha está no roteiro de visita desse público. A participação do Ministério Público Federal no evento conta com parceria da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), que distribuirá para os adultos livros jurídicos como o recente "Inovações do direito penal econômico", organizado pelo procurador regional Artur Gueiros, da PRR2.

    Durante a Bienal, os personagens da Tuminha vão explicar aos visitantes como é o trabalho do Ministério Público Federal, além de divulgar as publicações do MPF, o roteiro pedagógico, os gibis e os vídeos educativos.

    De acordo com a coordenadora do projeto, Adriana Conti, “essa é uma oportunidade de o MPF ir ao encontro da sociedade. É um momento de interagir”. Segundo ela, a Tuminha é um instrumento facilitador por proporcionar um diálogo mais fácil e atrativo porque usa uma linguagem simples e didática. “As crianças são multiplicadores de informação. Quando chegamos nelas, também chegamos nos adultos”, destaca.

    Feira do Livro – Essa não é a primeira vez que o Ministério Público Federal participa de um evento literário. Em 2010, durante a 29ª Feira do Livro de Brasília, foi lançado o primeiro número do gibi da Turminha do MPF e foram apresentados os vídeos de animação. Na ocasião, também foram distribuídos outros materiais institucionais.

    A participação no evento resultou em parcerias para levar o projeto Turminha do MPF para várias escolas e inúmeros pedidos para que o material servisse de apoio a projetos pedagógicos.

    Turminha do MPF – Com o objetivo de contribuir para a formação de crianças e adolescentes e tornar o Ministério Público Federal mais próximo de todos os cidadãos, em outubro de 2009, foi lançado o site da Turminha do MPF. O site foi idealizado, criado e finalizado pelos servidores da Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria Geral da República. O conteúdo é voltado para o público infantojuvenil e trata de assuntos relacionados às áreas de atuação do Ministério Público Federal.

    Em 2010, a Turminha do MPF visitou escolas do Acre, Rondônia, Alagoas e Distrito Federal para explicar sobre as eleições. No mesmo ano, foram lançados os três primeiros vídeos educativos e o gibi. Neste ano, foram lançados o roteiro pedagógico, que tem o objetivo de auxiliar pais e professores a trabalhar os temas abordados na história em quadrinhos, e outros três vídeos educativos.

    Eliana Silva, pedagoga e servidora da Secretaria de Comunicação Social da PGR, destaca que o gibi e os vídeos são atrativos e chamam a atenção. Segundo ela, muitos pais e professores, depois de entrarem em contato com a Turminha, se surpreenderam com a atuação do MPF. “Muitos viam o Ministério Público apenas como acusador”, conta Eliana.

    Secretaria de Comunicação Social

    Procuradoria Geral da República

    (61) 3105-6404/6408

    • Publicações343
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/turminha-do-mpf-participa-da-bienal-do-livro/2821043

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)