Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF busca apoio da Interpol para prender contrabandista foragido

    A Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) pediu à Justiça que decrete a prisão preventiva do condenado Meir Zloof e acione a Interpol para divulgar seu mandado de prisão no exterior. Ele foi punido a nove anos de prisão por contrabando, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha e aguardava o julgamento de recurso em liberdade. Após receber autorização judicial, viajou para Londres e não se reapresentou à Justiça no prazo fixado, no último dia 15. O Ministério Público Federal (MPF) pediu ainda a quebra da fiança de R$ 1 milhão, paga pelo réu no início do processo.

    Como Zloof não se apresentou ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), a PRR2 requereu ontem (20/08) o mandado de prisão ao desembargador relator do pedido de autorização de viagem, no qual ele alegou que iria a Londres para acompanhar o nascimento de seu neto. O MPF deu parecer contrário à sua ausência do país durante o julgamento do recurso, mas a 1ª turma especializada do TRF2 liberou-o na condição de que ele se apresentasse ao tribunal em até 48 horas.

    “Como o réu é israelense, não teria dificuldades em se estabelecer fora do Brasil e com isso eximir-se de cumprimento das penas que já lhe foram impostas em nosso país”, afirmou a procuradora regional Silvana Batini no parecer da PRR2, protocolado em 10 de julho. “A simples alegação de que vai acompanhar o nascimento de um neto em Londres reforça o fato de que se trata de pessoas com vínculos familiares no exterior, que, certamente, não lhe faltariam se quisesse lá permanecer.”

    Sobre o réu foragido – Meir Zloof participava de uma quadrilha internacional que contrabandeava peças eletrônicas de caça-níqueis e importava ilegalmente carros de luxo usados. Ele e outros 15 integrantes da quadrilha desarticulada em outubro de 2011 pela Operação Black Ops, da Polícia Federal, foram condenados pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro a partir de ação penal do MPF. Entre os réus dos processos, estavam o contraventor José Escafura (Piruinha) e seu filho Haylton Escafura.

    • Publicações343
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações101
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-busca-apoio-da-interpol-para-prender-contrabandista-foragido/100658124

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)