Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF questiona lei estadual sobre taxas em cartórios do RJ

    PRR2 considera repasse a entidades privadas inconstitucional

    A Procuradoria Regional da República da 2ª Região (RJ/ES) quer que o Supremo Tribunal Federal (STF) considere inconstitucional a lei do Estado do Rio de Janeiro que cobra mais 0,1 UNIF nas taxas cartoriais (emolumentos) para repassar a seis entidades privadas (Lei nº 6.300/2012). A PRR2 pediu uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que representa o Ministério Público Federal (MPF) no STF. A lei contestada foi publicada em julho passado a partir de iniciativa dos deputados estaduais André Corrêa e André Lazaroni.

    A cobrança adicional destina-se à Mútua dos Magistrados do RJ e às Caixa de Assistência do MP-RJ, dos Procuradores do Estado e dos Membros da Assistência Judiciária do RJ (0,02 UNIF, cada), à Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/RJ) e ao Sindicato dos Notários e Registradores (Sinoreg/RJ), com 0,01 UNIF, cada. Antes da lei, a Anoreg e o Sinoreg não eram beneficiários dos emolumentos, ao contrário das outras entidades.

    No pedido de Adin, a PRR2 argumenta que a Constituição não permite ao Estado instituir ou ampliar impostos sobre esses serviços (artigos 150, IV e 155). Outra ilegalidade citada é o repasse de uma fração da taxa a entidades privadas sem vínculo com o poder de polícia. “O adicional aos emolumentos tem o fim de remunerar associações privadas desvinculadas das finalidades cartoriais extrajudiciais descritas como fato gerador da cobrança”, assinala o ofício enviado a Gurgel, que cita casos de Adin relativas a cobranças semelhantes em outros Estados.

    • Publicações343
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-questiona-lei-estadual-sobre-taxas-em-cartorios-do-rj/100237978

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)